sexta-feira, 26 de setembro de 2008

PIRATARIA X DIREITOS AUTORAIS

Tem se discutido muito esse paralelo atualmente. Será que é crime alguem copiar um filme, um cd, um dvd? E como a indústria, os autores, diretores, ou seja todos envolvidos naquela produção ficam em relação aos seus ganhos, porque precisa haver um retorno do investimento que fora utilizado para fazer a produção para ser colocada no mercado.
Pois, como quem dá as regras atualemte é o mercado, então, mercadores utilizam-se das varias ferramentas disponibilizadas na rede de computadores para buscarem e copiar tudo que nela encontra-se disponivel, esses produtos estão disponibilizados na rede porque sem sombra de dúvidas "ela" é um dos mecanismos utilizados mundialmente para a troca de informações e de apresentação das "mercadorias" dentro do mundo globalizado dos negócios.
Há um grande paradoxo, se a propria industria fabrica, vende os aparelhos com mecanismos para que copias cada vez mais perfeitas sejam reproduzidas, como é que que que que os utiliza para copiá-los pode ser caracterizado como pirata/ladrão? Qual o crime que esse(s) sujeitos estão praticando?
Concordo que houve todo um trabalho envolvendo pessoas, tecnologias, altas cifras para que aquela produção aconteça, mas, diante da falta de dinheiro, ou melhor da falta de reursos financeiros pela qual passa a grande maioria da população brasileira, não tem como pagar por um produto original valores tão elevados.
São questões polêmicas que necessitam ser revistas, pela justiça, pelas distribuidoras, pelos autores. Enquento isso não acontece, vamos baixar, socializar, comercializar tudo que está na rede, se está disponivel é porque qualquer um que tenha acesso possa usufruir. Se crime ou não, as jurisdições de cada país é que deve julgá-lo.

Um comentário:

DAN SAAS disse...

Penso que primeiro precisamos discutir o que é ser ou não pirata. Aquele que copia e distribui gratuitamente aos seus dois ou três amigos que gostam de determinado filme, é pirata, criminoso?
Acho que não visto que nada está lucrando com isto.
Após fomentarmos esta discussão ai sim poderemos pensar em punições adequadas para aqueles que infringem a lei.