sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O Brasil e a alfabetização digital

O artigo escrito pela professora Maria Helena Bonilla para o Jornal da Ciencia em abril de 2001 trata de algo segundo ela muito enfatizado naquele momento no Brasil, a alfabetização digital.
Ainda nesse mesmo artigo, ela fala da importancia sim do processo de aprendizagem e acesso ao mundo digital, porém, sem dar uma ênfase maior no processo de alfabetização/educação como um todo, até porque rápidos cursos de ensino e aprendizagem digital não significa capacitação para lidar com tecnologias como um todo.
Passados sete anos, estamos em 2008 e o que era prioridade naquela época ainda hoje é apenas utopia. Carevidente que tem crescido e avançado muito o processo digital no Brasil, mas o acesso ainda é bastante restrito. Os espaços que deveriam ser laboratórios para a "alfabetização digital" as escolas publicas um grande número delas nem sequer computador tem, quando tem só funciona apenas para os serviços burocráticos das instituições de ensino.
Como alfabetizar digitalemte uma imensidão de alunos se nem sequer bem alfabetizados e letrados eles os são?
O quadro é grave e de descsso do governo em relação ao processo de digitalização dentro das redes de sensino, tanto no âmbito federal, estadual ou municipal falta equipamentos, espaços dedicados a infocentros e pessoas, professores especializados para isso.
Brasil e a alfabetização digital, uma ideologia de governos, uma utopia para a sociedade em relação ao conhecimento digital.

Nenhum comentário: